Hoje em dia tornar-se um programador de software é sem dúvida uma das melhores escolhas de carreira que alguém pode fazer, não só pelas grandes oportunidades de trabalho disponíveis, mas também pelas enormes recompensas em termos de satisfação pessoal, autodesenvolvimento e expressão criativa.
Como alguém que começou a trilhar essa carreira há pouco tempo, sempre pensei que mais pessoas deveriam saber a grande oportunidade que é trabalhar nessa área.
Com a quantidade certa de paixão e perseverança, todos podem adquirir as habilidades necessárias em qualquer momento da vida.
Aqui estão alguns dos benefícios de escolher esta carreira:
Educação Acessível e Gratuita
Embora ter uma formação universitária formal em Ciência da Computação seja certamente uma boa base para alcançar um nível profissional em desenvolvimento de software, não é o único caminho possível.
Hoje em dia é possível se tornar um desenvolvedor de software habilidoso através da auto-educação e prática.
A Internet está repleta de recursos para a autoeducação: cursos online, bootcamps, blogs de tecnologia e comunidades amigáveis para iniciantes são apenas alguns deles. Com disciplina e entusiasmo, é possível aprender sozinho as habilidades básicas necessárias para esse trabalho, e muitas empresas estão dispostas a dar uma oportunidade a desenvolvedores juniores talentosos e autodidatas.
Aprendizado contínuo
Ser um desenvolvedor de software significa ser um aprendiz contínuo.
Um desenvolvedor de software sempre precisa acompanhar as últimas tecnologias e tendências para ter a caixa de ferramentas certa para cada desafio técnico.
Cada novo projeto exigirá sair da zona de conforto e adquirir/utilizar novas habilidades para alcançar o resultado desejado.
Isso significa que, como desenvolvedor de software, você nunca ficará entediado ou sem motivação em um trabalho diário repetitivo.
Criatividade diária necessária
O desenvolvimento de software é um trabalho altamente criativo.
Embora seja importante aderir a padrões bem conhecidos e testados sempre que possível, geralmente há muitas abordagens ou ferramentas possíveis que podem ser usadas durante o trabalho em uma tarefa, e qual escolher é sempre uma expressão criativa e pessoal.
Como desenvolvedor de software, você expressará constantemente seu pensamento lógico e processo criativo exclusivos em cada novo recurso ou correção.
Liberdade
Tornar-se um desenvolvedor de software pode permitir que você tenha horários e locais de trabalho flexíveis, e tudo o que você precisa para trabalhar é um computador e suas habilidades.
Muitos desenvolvedores se tornam freelance e têm total liberdade para organizar seu tempo e condições de trabalho, enquanto outros se tornam funcionários de empresas, mas ainda podem se beneficiar do trabalho remoto.
Geralmente, é fácil encontrar empregos de TI em inglês, mesmo em países que não falam inglês, o que permitirá que você se mude para um país estrangeiro e consiga encontrar um emprego antes mesmo de aprender o idioma local.
Carreira sólida
A demanda por programadores qualificados disparou nos últimos anos e não mostra nenhum sinal de desaceleração.
Atualmente, há mais vagas para cargos relacionados a TI do que pessoas com as habilidades certas.
Ao se tornar um desenvolvedor de software, você provavelmente nunca terá problemas para encontrar um emprego.
Mudando o mundo
A tecnologia mudou drasticamente o curso da humanidade.
A maneira como nos conectamos, realizamos tarefas diárias, desfrutamos de entretenimento ou administramos nossas finanças é irreversivelmente afetada pela tecnologia.
Ao trabalhar em TI você estará sempre no centro da mudança e poderá contribuir para o progresso da sociedade.
Como começar
Aqui estão alguns conselhos para dar seus primeiros passos para se tornar um desenvolvedor de software:
Educação online
A Internet está repleta de recursos educacionais gratuitos e pagos. Se você é um iniciante absoluto, comece com um curso online cobrindo os fundamentos da Ciência da Computação (arquitetura de computadores, algoritmos, estruturas de dados, resolução de problemas e assim por diante…). Mais tarde, faça um curso que aborda os principais conceitos de programação com uma linguagem de sua escolha.
Escolha uma linguagem de programação
É sempre melhor escolher um idioma específico para começar e tentar alcançar a proficiência antes de pular para outro. Isso torna mais fácil evitar ficar confuso e você ganhará rapidamente habilidades úteis no mercado de trabalho.
Depois de dominar uma linguagem de programação, mudar para outras será muito mais fácil, pois você já possui os conceitos-chave e a mentalidade certa.
Você pode decidir qual linguagem de programação aprender com base em muitos fatores, como popularidade, demanda de trabalho ou um campo específico de aplicação, mas no início de sua carreira é melhor escolher uma linguagem que seja amigável para iniciantes e apoiada por uma grande comunidade.
Nesse sentido, Python é uma ótima escolha como primeira linguagem.
Python é uma linguagem de propósito geral projetada especificamente para ser usada com facilidade por desenvolvedores de software. A sintaxe é simples e direta de ler e você não terá que lidar com tópicos avançados como gerenciamento de memória, ponteiros e compiladores desde o início.
Python possibilita a construção rápida de aplicações web robustas e é muito popular entre as startups.
Se tornar-se um desenvolvedor web é sua ambição, Python devem ser seu ponto de partida.
Por último, mas não menos importante, a comunidade Python é ótima, e há muitos encontros e conferências locais em todas as grandes cidades onde você pode entrar em contato com outros desenvolvedores.
A presença de desenvolvedores Python em todos os fóruns geralmente é enorme e eles são muito amigáveis para iniciantes. Você nunca terá problemas para encontrar suporte para seus problemas e respostas para suas perguntas.
Aprender fazendo; Crie seus próprios projetos
Nunca é cedo demais para começar a trabalhar em seus próprios projetos pessoais, e desafiar-se com problemas práticos de aplicações do mundo real é a melhor maneira de aprender no trabalho.
Pense em algum aplicativo que você gostaria de construir, então tente dividi-lo em pequenas partes lógicas e comece a trabalhar neles.
Desde o início você provavelmente enfrentará diferentes desafios e isso o forçará a passar por documentações e fóruns em busca de ajuda. Não tenha vergonha de pedir ajuda à comunidade!
Além disso, construir seu próprio portfólio de projetos de estimação é a melhor maneira de mostrar suas habilidades para potenciais empregadores.
Contribuir para projetos de código aberto
Contribuir para projetos de código aberto pode ser a melhor maneira de começar a testar suas habilidades e receber feedback de outros desenvolvedores.
Você pode começar trabalhando em uma pequena correção de bug ou em uma pequena melhoria e, em seguida, criar uma solicitação de pull e aguardar o feedback.
Isso lhe dará a oportunidade de melhorar drasticamente suas habilidades de codificação e permitirá que você aprenda a se concentrar nos principais elementos do trabalho em equipe, como legibilidade, adesão a convenções, documentação de seu código e assim por diante.
Pesquise no GitHub por problemas com rótulos como "somente para iniciantes" ou "contribuição de primeira". Estes são geralmente bons lugares para começar.
O caminho é o objetivo
Uma carreira em desenvolvimento de software é uma jornada ao longo da vida. Não importa quando você começa ou quanto tempo levará para ter sucesso. Todos os dias você terá a oportunidade de aprender coisas novas e incríveis e agregar valor à sociedade por meio da inovação, e essa é a recompensa mais importante.
Tenho uma informação importante para te dar!
Você pode aprender a programar, mesmo que ainda não saiba escrever uma linha de código.
Imagine você aprender a programar, com apoio individual com o professor, te ajudando em todos os passos do seu início de carreira? Bom demais, certo?
E se além disso, você ter apoio para se preparar para entrevistas de emprego, criar um perfil campeão no LinkedIn, aprender como criar relacionamentos que irão lhe dar muito mais oportunidades na carreira?
E se o acesso for vitálicio? Todas as atualizações do curso chegarão sem custo algum.
+1.500 alunos se tornaram programadores!
Junte-se a nós e transforme sua história.