O metaverso está quase aí, e será muito mais do que um videogame ou uma plataforma de entretenimento. O metaverso não apenas fornecerá experiências imersivas de realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR), mas os usuários também terão oportunidades de ganhar, construir redes, possuir imóveis virtuais e muito mais.
Embora seja difícil prever como exatamente esse espaço evoluirá e dimensionará, é seguro dizer que os desenvolvedores precisam aprender novas habilidades, reaprender habilidades antigas e se concentrar no pensamento crítico e na solução de problemas. Embora você precise aprender novas habilidades à medida que surgem novas tecnologias, também é importante aprimorar as antigas; alguns deles serão necessários no metaverso.
O que quer que o metaverso prometa ser hoje provavelmente será apenas uma parte dele no futuro. Como nos primórdios da internet, ainda nem começamos a imaginar as amplas possibilidades que vêm com a web3 .
O que é o metaverso?
O termo “metaverso” foi cunhado pelo autor Neil Stevenson há três décadas em seu romance de ficção científica Snow Crash . A história é sobre um futuro em que as pessoas fogem de sua realidade sem esperança para realidades virtuais coloridas em um universo gerado por computador. Ele chamou esse mundo imaginário de metaverso.
Embora o conceito de realidade virtual não seja novidade, o metaverso vai um passo além: você não está apenas vendo o que está na internet, você está nele. Existem tecnologias disponíveis agora que são um passo para o metaverso, mas nenhuma plataforma dominante.
De acordo com Victor Dornescu , cofundador e diretor de inovação da rinf.tech , “para dar vida ao metaverso, temos que alavancar uma combinação de tecnologias”. No entanto, a tecnologia por si só não é suficiente. Dornescu também disse que “é necessária uma mudança na cultura e na mentalidade de engenharia”.
À medida que corremos em direção a um novo mundo digital, empresas como Google, Meta e inúmeras outras criarão muitos empregos. Por exemplo, já existem muitas oportunidades de trabalho no campo da RV. Esses trabalhos exigem habilidades específicas, incluindo saber como usar o novo hardware.
Os desenvolvedores interessados em construir o metaverso precisarão possuir amplo conhecimento sobre diferentes tipos de software relacionados, experiência em escrever e depurar código, projetar ambientes virtuais e muito mais. Mas o acima é apenas a ponta do iceberg do metaverso.
As tecnologias que você precisa aprender para trabalhar no metaverso
Para desenvolver aplicações no metaverso, você terá que saber usar diferentes tecnologias. Como você pode construir uma grande variedade de produtos digitais, não precisa entender como tudo funciona, mas algumas tecnologias como IA e VR serão um padrão.
Realidade virtual
Como mencionado no início deste artigo, as habilidades de desenvolvimento de RV são obrigatórias. Isso inclui proficiência no desenvolvimento de conteúdo de RV usando os recursos disponíveis. Como o metaverso é construído sobre uma base de VR, habilidades como desenvolvimento de VR, modelagem 3D, edição de vídeo e experiência em wearables (incluindo HoloLens, HTC VIVE e Oculus ) serão vitais para colocar seu pé pela porta.
Artificial Intelligence (AI)
Para criar um aplicativo robusto para o metaverso, você precisará ter algumas IA habilidades de desenvolvimento de aplicativos É importante, pois os usuários irão interagir com avatares com inteligência artificial, e você também precisará dele para ajudar a protegê-los e a seus dados confidenciais.
Os desenvolvedores do Metaverse devem saber codificar em C++, Java, Python e R para criar e implantar modelos de IA. Eles também devem ser proficientes em tecnologias de big data como Apache Spark, Cassandra, Hadoop e MongoDB.
Também ajudará a entender de aprendizado de máquina (ML) como KNN, regressão linear, Naive Bayes, máquinas de vetor de suporte e muito mais. Os construtores do Metaverse também devem ter alguma experiência com estruturas de IA como Caffe, PyTorch, TensorFlow e Theano.
Eles também devem saber como trabalhar com algoritmos de aprendizado profundo (DL), como redes neurais convolucionais, redes adversárias generativas e redes neurais recorrentes.
Além disso, a computação quântica já fez avanços essenciais com aplicabilidade comercial em disciplinas elementares. As limitações de hardware dos algoritmos de computação clássica (CCA) de ML/DL, abordando questões complexas, criaram a necessidade de complementar o CCA com algoritmos de computação quântica (QCA), como demonstra a pesquisa.
Realidade Estendida ou Mista (XR ou MX)
Os usuários irão interagir com os espaços virtuais sem mergulhar neles, então o que você construir também deve suportar realidades AR, MX e XR. Pense nisso como Pokemon GO em esteróides! Especialmente com MX e XR, você terá oportunidades de desenvolver novos modelos de negócios, principalmente no e-commerce. Por exemplo, pode assumir a forma de prova virtual de roupas ou teste de direção.
Tecnologias de token não fungível (NFT)
Para construir avatares, objetos e estruturas na web3, as habilidades de desenvolvimento NFT são primordiais. Isso ocorre porque os NFTs permitem a livre movimentação de um servidor para outro. Na verdade, tudo no metaverso, incluindo avatares, objetos, habilidades e estruturas, será implementado na forma de NFTs.
O NFTS será responsável pela continuidade das identidades nos metaversos. Afinal, também é a melhor maneira de identificar, confirmar e transferir a propriedade de ativos digitais. Portanto, os desenvolvedores precisam estar familiarizados com blockchain, web3, contratos inteligentes e assim por diante. Os engenheiros de software também devem saber codificar em linguagens de programação como JavaScript, JSON e Solidity.
Computação e Armazenamento Distribuídos
Como o metaverso exigirá uma enorme quantidade de poder de computação e armazenamento, será útil ter algum conhecimento relevante para evitar possíveis falhas ou interrupções. Portanto, você deve saber como distribuir cálculos e armazenamento entre vários nós
Algumas outras habilidades que podem ajudá-lo a se tornar um desenvolvedor de aplicativos do metaverso são animação, desenvolvimento de jogos, HTML, CSS, Node.js, MySQL, SQL e Unity. Como o metaverso é enorme com diferentes variáveis, há algo para quase todos.
Esteja pronto para construir o metaverso
Este espaço está em sua infância, e você pode esperar que o metaverso evolua com uma ampla gama de novas tecnologias nos próximos anos. Portanto, você deve estar sempre pronto para continuar aprendendo à medida que cada vertical do setor acelera e escala dentro do metaverso.
Como você pode ver, não importa o que você esteja fazendo no campo de desenvolvimento de software, há uma conexão potencial com o metaverso. Se você está procurando um emprego para construir o metaverso, será útil ter a combinação certa de habilidades e conhecimento tecnológico para prosperar.
Tenho uma informação importante para te dar!
Você pode aprender a programar, mesmo que ainda não saiba escrever uma linha de código.
Imagine você aprender a programar, com apoio individual com o professor, te ajudando em todos os passos do seu início de carreira? Bom demais, certo?
E se além disso, você ter apoio para se preparar para entrevistas de emprego, criar um perfil campeão no LinkedIn, aprender como criar relacionamentos que irão lhe dar muito mais oportunidades na carreira?
E se o acesso for vitálicio? Todas as atualizações do curso chegarão sem custo algum.
+1.500 alunos se tornaram programadores!
Junte-se a nós e transforme sua história.