O que mais é importante além da habilidade técnica para torná-lo um bom desenvolvedor de software?
16 março, 2022 por
O que mais é importante além da habilidade técnica para torná-lo um bom desenvolvedor de software?
Marcelo Lima
| Nenhum comentário ainda

Olá, eu não poderia concordar mais que a habilidade técnica é importante como um engenheiro de software produtivo. Mas, isso é tudo?

Não, não, há muito mais do que habilidade técnica que você precisa para ajudá-lo a crescer, prosperar e ser promovido a sênior. Analisaremos as habilidades que você precisa como desenvolvedor júnior. Aqui, consolidei e compartilho minha experiência pessoal ao longo da jornada. Além da habilidade técnica, o que mais é importante para um desenvolvedor de software júnior prosperar ao longo de sua carreira até o sênior?

  1. Fique curioso, fique com fome

Primeiro, fique curioso! curioso sobre por que o código funciona, curioso sobre por que o código não funciona e curioso sobre por que você se tornou um desenvolvedor de software.

Por que o código funciona?


Como desenvolvedor júnior, é comum que, na maioria das vezes, não saibamos como desenvolver algumas funcionalidades que nos são atribuídas. Então, geralmente, podemos simplesmente pesquisar no Google e há muita ajuda disponível por aí! Lifesaver~ Stackoverflow, Reddit, Medium, Youtube, ou pode ser um código desenvolvido pelo sênior. O código que encontramos pode funcionar como um encanto e, às vezes, podemos simplesmente copiar o código e podemos chamá-lo de concluído. Ou, às vezes, precisamos apenas ajustar um pouco e o pedaço de código nos servirá bem e pode ser chamado de concluído. Mas isso é tudo?

Não~ não~ Em curto prazo, sim, isso ajuda a entregar o trabalho no prazo e colocar um grande sorriso no rosto do scrum master! Mas adivinhe, anos depois, você ainda é um desenvolvedor júnior, porque simplesmente copiou e não aprendeu nada lá.

Então, a primeira habilidade que todo desenvolvedor júnior precisa é ficar curioso! Sim, você pode pesquisar no Google e obter o código que precisa online, MAS, por favor, fique curioso, leia cada linha, cada sintaxe, fique curioso e entenda como cada linha funciona. Além disso, dê um passo para trás e pense por que o código está escrito dessa maneira, existe outra opção que pode ser feita? O código pode ser melhorado em termos de eficiência, por que sim e por que não? Você consegue fazer do seu jeito? Passe algum tempo, sente-se e pense bem e reflita, faça parte do seu DNA! Assim como o que você comeu se tornou parte do seu corpo, o código que você leu também os transforma em neurônios em seu cérebro!

Por que o código não funciona?


Novamente, quando algum código não funcionar, não desista rápido demais e vá direto para a resposta do sênior. Em vez disso, sente-se e pense. Por sentar e pensar, quero dizer não ficar olhando para o monitor e sonhar acordado, mas sentar e pensar cuidadosamente por que não funciona. Dicas 1, às vezes o código é muito complexo para depurar ou entender, como um júnior, você pode quebrar o pedaço de código em pedaços. Por exemplo, passo 1 *Alguma função*, passo 2 *Próxima função* e assim por diante. Identifique em qual parte você está preso, é o seu primeiro passo para a solução, assim como o jantar de peru inteiro, você não tenta comer o peru inteiro em uma boca, você o corta em pedaços, aplica-o em sua depuração de código.
Dicas 2, se você pensou nisso e ainda não conseguiu uma solução, pense novamente, mas desta vez, mude seu modelo de pensamento.
Albert Einstein disse uma vez: “Insanidade: fazer a mesma coisa repetidamente e esperar resultados diferentes”. Então, quando você executou algumas vezes e não obteve uma solução, tente pensar de maneira diferente, por exemplo, anteriormente você executou a etapa 1,2,3,4, então desta vez execute-a na etapa 4, 3,2,1 e qualquer ou qualquer combinação que você possa imaginar! Por fim, se você ainda estiver travado, anote a parte que está travada e procure orientação do sênior. Nunca pule para o sênior em todas as perguntas, ou isso está diminuindo sua curva de aprendizado.

Por que você se tornou um engenheiro de software?

Por fim, curioso sobre você, “Por que você se tornou um engenheiro de software?”. Não existe uma resposta absoluta, pode ser qualquer coisa, desde que você tenha clareza do que procura e para onde quer chegar, um dia chegará lá! definitivamente!

2. Fique tolo e quebre o código (em um ambiente seguro)

Além da curiosidade, como desenvolvedor júnior, você precisa ser tolo e quebrar o código o máximo que puder. É mais errar em um ambiente de teste do que errar na produção e o melhor é errar de propósito e assim você vai aprender e isso te ajuda a evitar erros semelhantes no futuro. Dica 1: depois de ter feito alguma função e ela funcionar em caso positivo, não se apresse em fazer o commit do código ou mostrar para o seu par ainda =P . Respire fundo, pense novamente se o código ainda funciona da mesma forma no cenário negativo? Tente zombar dele no cenário negativo e veja como funciona. Você definitivamente melhorará mais rápido do que seus colegas que pularam esta etapa.

3. Não seja tímido, não há nada para ser tímido

Por fim, conheci alguns desenvolvedores juniores, eles são muito tímidos para perguntar qualquer coisa e preferem não perguntar se estão presos. Você é um júnior por uma razão, então não seja tímido quando você não sabe alguma coisa. Todo mundo sabe que você é novo, então tudo bem se você não souber, é só perguntar. *Mas, por favor, pense antes de perguntar e procure ajuda apenas se você realmente não conseguir descobrir depois de passar muito tempo nisso.

Tenho uma informação importante para te dar!

Você pode aprender a programar, mesmo que ainda não saiba escrever uma linha de código. 

Imagine você aprender a programar, com apoio individual com o professor, te ajudando em todos os passos do seu início de carreira? Bom demais, certo?

E se além disso, você ter apoio para se preparar para entrevistas de emprego, criar um perfil campeão no LinkedIn, aprender como criar relacionamentos que irão lhe dar muito mais oportunidades na carreira?

E se o acesso for vitálicio? Todas as atualizações do curso chegarão sem custo algum.

+1.500 alunos se tornaram programadores! 

Junte-se a nós e transforme sua história. 



O que mais é importante além da habilidade técnica para torná-lo um bom desenvolvedor de software?
Marcelo Lima 16 março, 2022
Compartilhe este post
Marcadores
Arquivo
Entrar deixar um comentário