Você pode adorar programação. No entanto, todos os dias você vem trabalhar e se vê lutando para começar seu projeto. Em vez disso, você sente uma forte necessidade de navegar na web ou assistir a alguns vídeos no YouTube.
Se você já trabalha como programador há algum tempo, provavelmente já passou por essa situação antes. Talvez você até esteja se perguntando se a profissão de programação é para você. Será que você perdeu toda a paixão por isso?
A boa notícia é que o desejo de procrastinar provavelmente não tem nada a ver com a perda de entusiasmo. Muitas vezes, procrastinamos quando nos sentimos oprimidos por uma tarefa aparentemente grande, especialmente quando não sabemos quando começar. Felizmente, existe uma solução.
Uma das melhores coisas que você pode fazer para combater a procrastinação é dividir uma grande parte do trabalho em microtarefas . Isso ajuda a aumentar a rotatividade de trabalho e evita que você se sinta sobrecarregado. No entanto, embora as microtarefas sejam uma arma eficaz contra a procrastinação, o processo de dividir seu trabalho em microtarefas também pode parecer uma tarefa árdua, especialmente se for feito logo de manhã.
A boa notícia é que você pode pré-planejar suas tarefas antes mesmo de começar o dia, de modo que, quando começar seu trabalho, você saberá exatamente o que fazer e como o fará. Dessa forma, a necessidade de procrastinar será mínima e você criará um ímpeto de produtividade para o resto do dia.
Como o pré-planejamento é feito
O processo de pré-planejamento não precisa ser complicado. Basicamente, consiste em escrever uma lista de pequenas tarefas, em ordem cronológica, que você trabalhará no dia seguinte.
Existem vários benefícios em fazer o planejamento no final do dia, e não no início. Em comparação com as tarefas de programação que já foram realizadas durante a jornada de trabalho, a ação de planejamento parecerá muito mais simples, tornando mais fácil se convencer a fazê-lo. E seu cérebro já estará em um humor produtivo devido ao impulso de seu trabalho anterior.
É improvável que o processo de dividir seu trabalho em microtarefas seja interpretado por seu cérebro como uma tarefa pequena e bem definida. É por isso que precisa ser feito antes do início do dia.
Mas as tarefas não devem ser criadas aleatoriamente. Para cada tarefa colocada na lista, você precisará ter uma ideia razoavelmente clara de quais ações precisam ser executadas para concluí-la.
Obviamente, nem todas as tarefas de programação envolvem o trabalho com tecnologias nas quais você é um especialista. Às vezes, obter novas informações é um pré-requisito para o seu progresso em qualquer parte do trabalho.
Nesse caso, encontrar os recursos de informação deve fazer parte do pré-planejamento, e não do trabalho em si. Em vez de delinear uma tarefa para descobrir como funciona a sintaxe básica de uma linguagem de programação específica, você deve encontrar os recursos que fornecem tutoriais sobre ela durante o planejamento e, em seguida, delinear uma tarefa para concluir esses tutoriais.
Existem algumas situações, no entanto, em que não está claro qual abordagem adotar para lidar com qualquer tarefa dada, então você não pode simplesmente pré-planejar a conclusão de quaisquer tutoriais específicos ou a leitura de quaisquer peças específicas de documentação técnica. É aqui que você pode definir vagamente o escopo da tarefa, como determinar a melhor maneira de habilitar um determinado recurso. Mas, mesmo assim, ajuda a pré-compilar uma lista de recursos, como livros e sites, que lhe darão algumas dicas sobre por onde começar.
Em vez de ter “descobrir como a tecnologia X funciona” como sua tarefa, você pode encontrar alguns sites que falam sobre a tecnologia X, atribuir-se a leitura de cada uma dessas páginas como uma tarefa separada e, em seguida, atribuir-se a tarefa de construir uma prova de app conceito para experimentar esta tecnologia na prática.
A ideia do pré-planejamento é que você nunca termine seu dia sem traçar uma lista de ações para o dia seguinte. Você pode pensar nisso como um mini Kanban ou um mini sprint que dura apenas um dia.
A Importância do Momentum
O maior valor do pré-planejamento é que ele define o ímpeto de produtividade para o dia.
A primeira lei Neutoniana afirma que o corpo em movimento permanece em movimento até que uma força externa seja aplicada a ele. É assim, por exemplo, como o momentum acontece quando você rola uma bola em uma superfície plana. Ele continuará rolando por um tempo até que a força de atrito o reduza gradualmente até a paralisação.
O mesmo princípio se aplica à produtividade. Se você começar seu dia navegando sem rumo na web e verificando seu feed de mídia social, será difícil mudar para um modo produtivo. Se, no entanto, você começar o dia de forma produtiva, será fácil manter um alto nível de produtividade.
Embora muitos acreditem que a força de vontade funciona como um músculo e se exaure, há alguns que estão convencidos de que a força de vontade pode ser inesgotável se você mantiver o impulso certo.
Jocko Willink , um ex-Navy SEAL que se tornou um palestrante motivacional, acredita nessa ideia. Ele acorda às 5 da manhã todas as manhãs e passa o dia todo se exercitando, trabalhando em seus negócios e praticando Jiu Jitsu.
Ele diz que não escorregar em nenhuma das tarefas obrigatórias que estabeleceu para si mesmo pela manhã torna fácil fazer as coisas certas à noite. Por exemplo, se ele ceder ao desejo de parar a qualquer momento durante o dia, será difícil para ele resistir ao desejo de comer alguma comida não saudável no jantar. Caso contrário, se o dia for passado como ele planejou, ele automaticamente desejará fazer um lanche saudável e nem mesmo contemplará a ideia de obter uma refeição não saudável.
Independentemente de a força de vontade ser um recurso finito ou não, o poder do momentum definitivamente funciona.
Outro importante SEAL da Marinha, o almirante McRaven, falou sobre a importância de fazer a cama todas as manhãs. Não há nada de intrinsecamente bom ou ruim em fazer sua cama, mas realizar essa ação simples e bem definida será uma pequena vitória com a qual você começará o dia, o que o preparará para outras pequenas vitórias ao longo do dia.
Ter uma lista de ações pequenas e bem definidas no início do dia serve exatamente para o mesmo propósito. Cada ação que você completa é registrada por seu cérebro como uma pequena vitória e aumenta sua motivação para fazer mais. É por isso que ajuda se essas ações forem predefinidas com antecedência, para que você não tenha que pensar sobre o que fazer e possa simplesmente continuar a executá-las.
O estado do fluxo
Qualquer programador fica mais feliz quando está no estado de fluxo . Este é um estado onde uma pessoa fica completamente absorvida em seu trabalho e todas as ações tornam-se fáceis e logicamente seguem umas às outras.
Infelizmente, o estado megaprodutivo do fluxo não pode ser acessado instantaneamente sob demanda. Normalmente, leva cerca de 15 minutos de trabalho produtivo ininterrupto.
E nada torna o trabalho prolongado e ininterrupto mais fácil do que ter uma lista de pequenas tarefas bem definidas, uma após a outra, onde você não precisa parar para pensar no que fazer a seguir. Se essas tarefas estiverem relacionadas ao mesmo recurso e organizadas em uma sequência lógica, será ainda melhor. Isso ajudará a minimizar o atrito, pois você não terá que alternar mentalmente entre atividades não relacionadas.
Começar suas tarefas produtivas o mais rápido possível elimina o atrito de drenagem de energia da troca de contexto e ajudará a entrar em um estado mental de foco megaprodutivo.
Ao começar, você pode sentir alguma resistência interna, pois o trabalho à frente pode parecer uma tarefa árdua. No entanto, será apenas uma pequena tarefa, por isso será fácil convencer-se a fazê-lo, mesmo que seja necessário aplicar alguma força de vontade.
Porém, depois de alguns minutos, você não precisará mais exercer nenhuma força de vontade. E você nem terá que pensar na lista de tarefas. Seu trabalho fluirá de uma tarefa para a próxima automaticamente.
Mais é melhor
Quando você planeja a lista de tarefas para o dia seguinte, é sempre melhor superestimar quantas você terá que fazer do que subestimar. Existem várias razões para isso.
Em primeiro lugar, pode evitar que você precise fazer a sessão de planejamento no dia seguinte. Se o número de tarefas restantes para fazer em um determinado dia for aproximadamente igual ao número de tarefas que você já fez até agora, você pode simplesmente continuar trabalhando em sua lista no dia seguinte. Como antes, você saberá exatamente o que fazer quando começar o dia, para que o fluxo do seu trabalho permaneça ininterrupto.
Em segundo lugar, é muito mais eficiente ter uma única sessão de planejamento relacionada a uma única peça de trabalho, em vez de dividi-la em várias sessões de planejamento. Quando você inicia uma sessão de planejamento, o quadro geral de um trabalho maior à sua frente ainda estará fresco em sua mente, então você será capaz de definir uma lista completa de microtarefas sequenciais do início ao fim.
Por exemplo, você pode ter uma ideia de como um aplicativo móvel deve ser estruturado e como seus diferentes componentes interagem entre si. Mesmo que leve mais de um dia para concluir este aplicativo, é melhor colocar suas ideias no papel imediatamente, enquanto o panorama geral ainda está em sua cabeça, não importa quanto tempo leve para concluir o aplicativo.
Mesmo quando você tem sua sessão de planejamento inicial, você pode ter algumas idéias muito boas sobre quais etapas lógicas serão executadas até o final de seu trabalho em um recurso específico do aplicativo. No entanto, se você não espera atingir essas etapas no dia seguinte, pode esquecê-las se optar por planejar apenas um dia de antecedência, e pode ser difícil para você criar novas tarefas para substituí-las. Portanto, é sempre melhor anotá-los assim que a ideia surgir na sua cabeça.
Você não tem que seguir a lista religiosamente
Uma característica importante desse tipo de plano é que você não precisa necessariamente seguir todas as etapas exatamente. Pode haver ocasiões em que, à medida que você avança na lista de tarefas, alguma informação nova se torne disponível e você pense em maneiras melhores de atingir seu objetivo do que o planejado originalmente.
O principal objetivo do pré-planejamento é garantir que você nunca comece seu dia de trabalho sem ter pelo menos alguns itens para começar. Seu propósito não é prescrever a maneira exata de fazer as coisas pelo resto do dia.
Conforme você entra em um modo mental produtivo e ganha ímpeto ao concluir uma série de pequenas tarefas, pode ajustar o fluxo de trabalho restante se encontrar melhores maneiras de organizá-lo.
Anotar os ajustes em vez de mantê-los em sua cabeça é sempre melhor. Isso ocorre porque a mentalidade produtiva nem sempre dura.
Se, a qualquer momento, você sentir vontade de procrastinar mais uma vez, você pode olhar para trás em sua lista atualizada e voltar aos trilhos, continuando com o próximo item a fazer.
Como alternativa, pode ser difícil lembrar qual deveria ser o ajuste exato em seu fluxo de trabalho, e tentar fazer isso pode tornar sua necessidade de procrastinar ainda mais forte. A exceção é quando você está no estado de fluxo. Se você estiver completamente absorvido em seu trabalho e não precisar nem mesmo olhar para a lista de tarefas, será muito mais eficiente e emocionalmente satisfatório apenas se concentrar em seu trabalho e esquecer completamente a lista. Você sempre pode ajustar sua lista mais tarde, quando não estiver mais no estado de fluxo.
No entanto, a essa altura, você pode descobrir que alguns itens de sua lista já foram concluídos.
Lute contra o desejo e torne-se você melhor
A necessidade de procrastinar não significa necessariamente que programar não seja a profissão certa para você. A procrastinação é algo que até mesmo os melhores programadores têm que lutar, especialmente porque os aplicativos móveis, mídias sociais e vários outros aplicativos da web são explicitamente projetados para chamar a sua atenção tanto quanto possível.
O que torna a necessidade de procrastinar mais difícil de resistir é a combinação da percepção de que uma tarefa à sua frente é muito grande e a falta de clareza de quando começar. No entanto, existem duas armas eficazes em seu arsenal que você pode utilizar para eliminar esses dois fatores: microtarefas e pré-planejamento.
Já falamos anteriormente sobre as microtarefas como sendo eficazes em dividir grandes pedaços de trabalho em pedaços pequenos o suficiente para tornar muito mais fácil convencer seu cérebro resistente a fazê-los. Agora, falamos sobre como o pré-planejamento de suas microtarefas antes do trabalho real acrescenta clareza sobre onde começar e prepara você para um impulso produtivo.
Claro, ter que exercer algum grau de força de vontade sempre estará lá. Você não pode ficar entusiasmado com o seu trabalho 100% do tempo. No entanto, conhecer e internalizar uma série de truques de produtividade eficazes, como microtarefas e pré-planejamento, o ajudará a reduzir significativamente a quantidade de força de vontade absoluta que você terá de exercitar.
Comente aqui, quais as suas dificuldades com a procrastinação?