Hoje vamos conversar sobre se você deve ir para a faculdade. Se você já conhece o básico de desenvolvimento web.
Este é um dos meus tópicos favoritos para falar, pois adoro derrubar instituições sem valor.
Recebi um e-mail de um senhor aqui que quer saber se deve ou não ir para a faculdade. Este é um dos meus tópicos favoritos para falar, pois adoro derrubar instituições inúteis. Vamos derrubá-los. Vamos queimá-los até o chão.
Se vocês estão se juntando a mim pela primeira vez e estão se perguntando o que é esse blog é aqui que você está e eu o ensino como se tornar um ser humano melhor, como se tornar melhor, não apenas como um programador, mas como você mesmo, para realizar todo o seu potencial na vida. E, se ainda não o fez, acesse meu curso de Formação de Programadores. É um curso diferente de tudo o que já viu, não é simplesmente te ensinar códigos inúteis e copiar projetos que vão te dar a sensação de aprendizado, mas na hora H com o recrutador, com seu possível cliente, ficar claro que você não sabe nada! Esse programa vai te ensinar tudo o que você precisa saber sobre sua carreira de desenvolvimento de software. Eu basicamente condensei todo o conhecimento que ganhei ao longo de toda a minha carreira e de entrevistar centenas de desenvolvedores de software, treinando todos eles, coloquei nesse curso.
Então, se você ainda não clicou no botão de inscrição, se inscreva agora e vamos pular para as coisas divertidas que fazemos aqui.
Então, devo ir para a faculdade se já conheço o básico para desenvolvimento web? Nome, Gustavo.
Pergunta: Atualmente, estou me formando em análise de sistemas. Estou
principalmente interessado em me tornar um desenvolvedor web. Aqui está
o problema. Um, minha faculdade não tem nenhum diploma de
desenvolvimento da web. Dois, eu já conheço o básico de HTML, CSS,
JavaScript e três, sinto que, como já sei o básico, estarei perdendo meu
tempo continuando a fazer aulas na faculdade. Todo o meu conhecimento
de desenvolvimento web, aprendi sozinho . Eu só não tenho certeza do que
fazer.
Informações adicionais, sinto que farei muito bem
aprimorando meu conjunto de habilidades com os recursos online que
uso. Só não tenho certeza de quão importante é obter um diploma para
conseguir um emprego.
Ok, então aqui está o que se resume. Tudo bem, pessoal, eu só quero ensinar a vocês um princípio muito importante, uma coisa na vida aqui, que é que vocês devem se concentrar na vida para obter conhecimento e sabedoria aplicáveis. Essas são as duas coisas que você deseja.
Então, qual é o conhecimento aplicável?
Conhecimento aplicável é aquele que você pode aplicar diretamente. OK?
É o oposto do conhecimento do Quem quer ser um milionário. Tudo bem? A menos que você tente vencer nesse programa, certo? Então você não precisa desse conhecimento, o que você precisa é de conhecimento aplicável.
Essas são habilidades que você pode realmente utilizar. E a razão pela qual estou dizendo isso é porque, no contexto de ir para a faculdade, no contexto de fazer coisas que exigem muito dinheiro e tempo, você deve sempre pensar por meio dessa estrutura.
A segunda coisa de que você precisa é sabedoria. Você deve adquirir sabedoria?
Então eu leio muitos livros. O objetivo de muito do que estou fazendo é adquirir sabedoria, certo? Parte disso vem da história. Algumas delas vêm de diferentes fontes, da psicologia pop. Parte disso vem da filosofia, dos estoicos e de todas essas coisas, mas o que estou tentando realizar nesse sentido é que estou tentando obter uma imagem maior para ver o padrão das coisas e obter uma melhor compreensão do universo e o mundo ao meu redor para que eu possa aplicar isso a qualquer domínio em que estou. Portanto, conhecimento aplicável e sabedoria, essas são as duas coisas.
Quando você olha para o seu curso de vida e ação, e está tentando descobrir o que deve fazer, surge a pergunta: Devo ir para a faculdade?
Você deveria estar olhando, o que eu preciso aprender?
Como posso aprender isso de forma mais eficaz?
E onde isso vai me beneficiar?
Se você está apenas seguindo os procedimentos, pensa: “Oh, eu só preciso ir para a faculdade para obter um diploma”.
Você está fazendo a coisa errada por alguns motivos. Então, um dos motivos é porque não será útil para você.
Se você pode aprender tudo isso online, e isso é o que você precisa para conseguir seu trabalho.
Se você pode aprender com os cursos, vá em frente e faça isso.
Se você não ainda não é aluno da Fábrica de Programadores para desenvolvedores de software. Eu falo sobre como conseguir um emprego como desenvolvedor de software. O mais importante é que, hoje, no mundo em que vivemos, o que realmente decide se você consegue o trabalho é se você pode ou não fazer o trabalho. Portanto, você deve se concentrar em tentar aprender as habilidades de que precisa. Então, se você está indo para a faculdade e eu não sou contra ela, mas se você está indo para a faculdade, não vá para ter um anel e um diploma. Isso é estúpido. Sim, talvez seja mais fácil para você conseguir um emprego se você tiver um diploma universitário, talvez, tudo bem. Mas você vai gastar de quatro a cinco anos de seu tempo e um monte de dinheiro para que seja mais fácil conseguir um emprego?
Isso faz algum sentido pra você? Você não poderia ficar um ano, digamos que demore um ano a mais para encontrar um emprego porque você não tem um diploma universitário. Não é melhor do que quatro anos perdendo seu maldito tempo e dinheiro? Você não acha que conseguiria encontrar um emprego mais rápido usando esse tempo sozinho, em vez de dar para uma escola e desperdiçar sua vida? Dito isso, não sou contra obter um diploma, mesmo porque eu tenho um diploma de graduação, três de pós-graduação e em vias de obter meu mestrado.
Não sou contra ir para a faculdade, mas se você fizer isso, faça-o pelo motivo certo, faça-o pelo motivo de realmente obter uma educação. Vá para a escola e aprenda tudo que puder, utilize os professores, faça perguntas. Dê tudo de si. Tente aprender o máximo que puder. Faça um network com alunos e professores da sua faculdade. Obtenha alguma sabedoria com isso. Faça debates filosóficos com os professores, torne isso real, da mesma forma que as escolas originalmente eram formadas nos velhos tempos romanos e gregos. Transforme-o em algo que se tornará um grande benefício para você por estar lá.
Você entende o que estou dizendo aqui? Você tem que pensar nisso em termos de estratégia. Não siga apenas o roteiro, certo? Na verdade, existe um livro muito bom. É chamado de Unscripted. E é essencialmente sobre não seguir o roteiro na vida. Finja que não há script. Não tem como fazer as coisas. Não há como ganhar dinheiro. Não há como conseguir um emprego.
Ninguém lhe disse: “Você vai para a escola. Você tira boas notas. Você vai para a faculdade. Você tira boas notas de novo. Você faz algumas atividades extracurriculares. Você escreve seu currículo. Você consegue um emprego. Você coloca seu dinheiro em um banco, depois que tiver 5 milhões se aposenta. ”
Finja que tudo isso não existe. Pense assim: – Ei, eu quero escrever códigos. Eu quero ser um desenvolvedor web e quero ser pago para fazer isso. Como posso conseguir?
É nisso que você precisa pensar. Esqueça todas as restrições, todas as … Como você pode fazer isso?
Bem, se eu sou apenas um ser humano lógico, vou pensar: “Bem, o que eu preciso fazer é aprender a fazer desenvolvimento web”. E Gustavo diz que já aprendeu isso. Isso é bom. O básico disso. “Ok, então qual será o próximo passo lógico? Como posso provar às pessoas que sei disso e agregar valor a elas? ” Bem, se eu fosse você, criaria um blog, ou começaria a postar artigos no LinkedIn.
Vamos criar um blog, um link e mais um link e por ai vai… Então posso compartilhar meu conhecimento lá. Talvez eu comece um canal no YouTube. Eu começaria um canal no YouTube hoje. Você pode usar a mesma abordagem de um blog. E então provavelmente tentaria aprender o máximo que pudesse e, então, construiria um aplicativo real, um aplicativo do mundo real, usando essas habilidades e aprendendo o que precisava aprender para fazer isso.
O que quero dizer é que você aprenda o que precisa para ser capaz de desenvolver este aplicativo. E agora, o que você faz?
“Bem, eu conheço alguém na indústria? Conheço alguém que trabalha para uma empresa? Posso falar com eles? Posso tomar um café com eles? Posso obter uma indicação para que entendam que sou um bom desenvolvedor? Posso mostrar a eles algum aplicativo que criei para convencê-los primeiro e, em seguida, fazer uma proposta de trabalho? Percebe aqui a diferença?
Você não tem que seguir o roteiro e entrar e fazer faculdade e fazer todas essas coisas. A faculdade pode ser parte disso, talvez em seu plano mestre. – Bem, estou indo para a faculdade. Eu estou indo para uma rede de conhecimentos. Enquanto estiver na faculdade, vou aprender o máximo possível. Vou me tornar um orador da turma e tirar as melhores notas para me formar com distinção entre os primeiros da minha classe, para poder fazer um estágio em uma empresa como a Microsoft, porque eu realmente quero me tornar um desenvolvedor!
Bom, Gustavo e você que está lendo esse texto, espero realmente que siga seu caminho de olhos atentos nas oportunidades que aparecem na sua vida. Seja objetivo com seus conhecimentos e jamais faço algo simplesmente porque outra pessoa também fez e deu certo.
Fico por aqui, e se quiser fazer parte da Fábrica de Programadores e ainda não o fez, basta clicar aqui.