8 melhores dicas de entrevista de codificação para conseguir seu emprego
14 fevereiro, 2023 por
8 melhores dicas de entrevista de codificação para conseguir seu emprego
Marcelo Lima
| Nenhum comentário ainda

Parte de sua preparação para a entrevista de codificação é dominar seus fundamentos e habilidades de codificação.

Mas ainda mais importante é como você age durante a entrevista
Como você se prepara
Como você é capaz de mostrar suas habilidades

Aplique estas 8 dicas para deixar uma ótima impressão em seus entrevistadores durante sua entrevista de codificação.

Dica #1: Comunique-se bem

Seja gentil, seja humano, conte uma piada. Mostre seu carisma.
O entrevistador está procurando por um ótimo complemento para sua equipe. Vocês se encontrariam todos os dias, resolveriam tarefas juntos, participariam das mesmas reuniões, provavelmente programariam em pares e passariam a maior parte do tempo juntos.
Por isso é importante comportar-se como uma pessoa simpática: ser simpático, comunicar-se de forma clara, não frustrar o entrevistador, etc.
Aponte seus interesses.
Durante o encontro,apontar seus interesses, hobbies e atividades que tenham relação com o estilo de trabalho, o espírito de equipe e a cultura da empresa.
Isso demonstrará que você também se preocupa em ser a pessoa certa para o trabalho.
Não discuta, culpe ou dê desculpas.
Assuma a responsabilidade por suas próprias ações e, se não souber a resposta, simplesmente diga “Não sei a resposta”. Ou, melhor ainda, diga “Não sei a resposta, mas vou descobrir (e aqui está como)”


Dica nº 2: FAÇA perguntas

Venha com perguntas preparadas.
Ao se preparar para a entrevista, anote algumas perguntas que deseja fazer - sua proatividade adicionará alguns pontos de bônus à sua inscrição.
Essa tática mostra ao seu entrevistador seu real interesse na posição. Também fornece uma imagem clara sobre a oportunidade e você pode decidir se deseja se juntar a eles.
Uma vitória nos dois sentidos!
Faça perguntas sobre o papel que irá desempenhar

Pergunte sobre o cargo, pergunte sobre a empresa, pergunte sobre as tecnologias que utilizam. Esta é uma ótima maneira de mostrar que você entende o que está fazendo.
Por exemplo, se você está se inscrevendo para ser um desenvolvedor Python, pergunte sobre a versão da linguagem e as tecnologias relacionadas.

Você também pode fazer perguntas sobre o escopo dos projetos.

Dica #3: Como você pode ganhar tempo na entrevista

Beba um pouco de água.
No início da maioria das entrevistas, você será perguntado se precisa de água. É bom dizer que sim. Você pode ganhar alguns segundos úteis durante a entrevista bebendo um pouco de água. Enquanto isso, você pode pensar em uma resposta.
Anote seus pensamentos.
Se você anotar rapidamente seus pensamentos enquanto eles pedem, você ganha tempo e cria uma estrutura que o ajudará a dar uma resposta melhor.
Faça perguntas esclarecedoras.
Eles perguntam sobre um tópico e você pergunta de volta: “Em quais partes você gostaria que eu focasse?” Isso pode lhe dar mais segundos para formular sua resposta.
Adicione introduções às suas respostas.
Se você fizer da primeira parte de sua resposta uma breve visão geral do tópico – obviamente, não a prolongue – você terá tempo para pensar sobre o que dirá a seguir.


Dica #4: Quando você fica preso em uma questão

Procure entender o problema.
Temos que encontrar uma maneira de você entendê-lo. E há algumas coisas diferentes que podemos fazer, certo? Uma delas é simplificar o problema.
Portanto, procure adotar uma visão mais ampla, como simplificamos esse problema agora? Podemos dividi-lo em vários pontos? Podemos pseudocodificá-lo?
Pense em voz alta.
Os entrevistadores não são leitores de mentes. Eles não sabem o que você está pensando quando está coçando a cabeça tentando descobrir como inserir um novo nó em uma lista encadeada.
Apenas fale. Quando estiver tentando resolver um problema, fale sobre ele.
Você ganha pontos de bônus por pensar sobre um problema da maneira certa e mostrar suas habilidades de resolução de problemas - mesmo que não acerte a resposta.


Faça a solução feia acontecer.

As pessoas sentem que precisam obter a melhor solução todas as vezes em uma entrevista. Mas não se trata de ser imediatamente o mais eficiente do mundo.
Provavelmente, quando você estiver na entrevista e fizer a solução feia funcionar, o entrevistador perguntará: “Existe uma maneira melhor de usar que seja mais eficiente?” O que lhe dará o caminho para refatorar seu código.
Muitas pessoas ficam presas tentando obter a melhor solução para que acabem nem mesmo resolvendo o problema. Eles estão muito preocupados em parecer bobos – quando você deveria se preocupar em resolver o problema .

Dica #5: envolva o entrevistador

Faça perguntas primeiro.
Não comece a codificar a solução para um problema. Mesmo que você ache que entende. Faça algumas perguntas ao entrevistador para confirmar.
O objetivo não é correr e codificar a resposta certa, o objetivo é simular como você se comportaria em um ambiente do mundo real. Se você não fizer perguntas esclarecedoras sobre sua tarefa em uma entrevista de codificação, o entrevistador presumirá que você também não faria perguntas em uma situação do mundo real.
Portanto, não se apresse, faça perguntas - certifique-se de entender que tipo de código você deve escrever antes de escrevê-lo.


Peça-lhes feedback.

Especialmente se você não souber a resposta para um problema e eles o cronometrarem. Não custa nada perguntar ao entrevistador sua opinião sobre seu código e sua solução para o problema.
Mostre que você está interessado em aprender – você não quer apenas acertar a resposta, mas quer entendê-la.
Garanto que não vai fazer você parecer estúpido. Mas isso fará com que se sintam importantes.


Dica #6: seja confiante

Fale claramente.
Suas respostas às perguntas durante a entrevista são a melhor maneira de mostrar suas habilidades de comunicação.
Fale clara e lentamente, enuncie suas palavras, forneça exemplos para apoiar cada afirmação que você fizer e seja receptivo a acompanhar tudo o que você disser.
Tenha confiança em suas respostas.
Não faça muitas declarações de 'talvez'. Não alterne em suas respostas.
Diga o que você sabe e siga em frente. E deixe por isso mesmo, porque isso vai parecer muito mais confiante do que qualquer outra coisa.

Não desista tão facilmente.

Tente um pouco. Tente um pouco mais. Um entrevistador irá respeitá-lo muito mais se você se esforçar.
Ninguém quer um colega de trabalho que reclama sobre como algo é difícil e desiste prontamente.

Dica #7: Trabalhe de forma limpa

Nomeie as coisas claramente.
Se você estiver em uma entrevista de codificação e escrever código com nomes de variáveis ​​de uma letra - como vejo com frequência em entrevistas de codificação - o entrevistador presumirá que é assim que você normalmente escreve o código que coloca em produção.
Você leva dois segundos extras para pensar e escrever um nome de variável claro e significativo, então faça isso.


Teste seu código.

Não consigo acreditar em quantos engenheiros de software, que normalmente testariam cada linha de código que escrevem, se esquecem completamente de fazer isso em uma entrevista ou acham que não é importante.
Escreva um teste de unidade para testá-lo, se puder, mas se não puder, pelo menos teste no papel. (Isso significa percorrer o código com possíveis entradas, linha por linha.)


Não se apresse.

Não é uma corrida. É sobre ser atencioso, analítico, cuidadoso e preciso.

Ninguém vai ficar muito impressionado se você sacar o código super rápido, mas faça isso descuidadamente. Parece que você simplesmente não se importa e quer se exibir em vez de escrever um bom código.
Seja o cara que leva seu tempo, testa seu código e garante que funcione, antes de jogá-lo para o entrevistador e dizer que está pronto.


Dica #8: o que fazer APÓS A ENTREVISTA

Envie uma nota de agradecimento.
Após a entrevista, envie uma bela nota de agradecimento ao gerente de contratação e pergunte se eles precisam de algo de você.
Envie mensagens para todos os envolvidos.
O mesmo vale para quem trabalha na empresa com a qual você entrou em contato durante a entrevista:
Envie-lhes uma nota de agradecimento. Dessa forma, você ficará em primeiro lugar com a equipe.



Faça uma avaliação para si mesmo.

Depois de cada entrevista, reveja as questões nas quais você não se saiu bem e faça o possível para resolvê-las mais tarde em um ambiente menos estressante.
Há uma grande chance de você encontrar o mesmo conceito (geralmente a mesma pergunta). Você quer se sair melhor da próxima vez que fizer uma pergunta semelhante àquela com a qual você lutou da última vez.


Você quer ver o progresso.

Se você foi rejeitado, peça feedback.

Alguns entrevistadores estão dispostos a ajudá-lo com um pouco de feedback depois que você não conseguiu a oferta.
A partir disso, você pode aprender o que precisa estudar a seguir ou como se apresentar melhor em outras entrevistas.

Estar aberto a críticas construtivas sempre compensa!

Tenho uma informação importante para te dar!

Você pode aprender a programar, mesmo que ainda não saiba escrever uma linha de código. 

Imagine você aprender a programar, com apoio individual com o professor, te ajudando em todos os passos do seu início de carreira? Bom demais, certo?

E se além disso, você ter apoio para se preparar para entrevistas de emprego, criar um perfil campeão no LinkedIn, aprender como criar relacionamentos que irão lhe dar muito mais oportunidades na carreira?

E se o acesso for vitálicio? Todas as atualizações do curso chegarão sem custo algum.

+1.500 alunos se tornaram programadores! 

Junte-se a nós e transforme sua história. 


8 melhores dicas de entrevista de codificação para conseguir seu emprego
Marcelo Lima 14 fevereiro, 2023
Compartilhe este post
Marcadores
Arquivo
Entrar deixar um comentário